Foto Digital Loja Olivio J Fonseca

Publicado em 2012

Atualizado em 10 de junho de 2019

Fiz  uma pergunta num site de busca na internet. Por quê montar uma empresa? Levei um susto, pois só aparecia: como montar uma empresa. Tinha acabado de assistir um filme, sobre um jovem português que há 45 anos, montou uma empresa em Teresina e que hoje tem uma filial em São Luís e que havia me respondido a pergunta que fiz, porém  achei que encontraria fácil resposta para ela na rede mundial, não encontrei. No que aprendi com ele e sua família em 20 minutos é que uma empresa não se cria para ganhar dinheiro, é muito maior que isso, ela é o centro de apoio para diversos segmentos que dependem direta e indiretamente dela, gerando um relacionamento de amizade e negócios e assim, todos ganham.

Como o slogan da empresa diz: Empreendeer para Crescer. Empreender é oferecer o que o mercado precisa e crescer neste caso não diz que é só a empresa e sim todos que estão a sua volta. Pode ser muito filosófico isso, mas é que entendi do Português, Olivio Joaquim Fonseca, Fundador da Olivio J. Fonseca uma das marcas mais importantes do Norte e Nordeste no segmento de produtos e máquinas para panificação e confeitos. Ele já começa quebrando um paradigma: fazer sobreviver na mente do consumidor um marca, de nome tão grande, ou seja, um mercado marcado por marcas curtas de fácil assimilação a Olivi J. Fonseca já remou contra a maré.

Quando vejo seu Olívo falar, parece um garoto iniciando um negócio com a garra do empreendorismo e isso ele passou para sua familia. Ele começou sua história na panificação quando o Moinho de Trigo chegou ao Maranhão e ele foi convidado para representar a empresa no Piauí, vendendo itens básico para pães e bolos e assim, aquele imigrante começava um história colocando literalmente a mão na massa construindo a sua vida e colocando fermento na de muitas outras que cresceram ao lado das oportunidades criadas por ele.

Massa pronta, produto feito, consumidor comprando e voltando querendo mais; não deu outra, abriu um filial em São Luís, mas um problema poderia aparecer. Há 25 anos atrás, o conceito de franquia não era muito debatido. E como fazer para levar para outra cidade a receita de sucesso de Teresina? O atendimento especializado, seu conhecimento e seu carisma. Sua filha Luzia Rezende seria a responsável pela expansão da filial. Começou com um escritório e alguns produtos no mostruários, as vendas eram diretas e o inicio  dificil, pois o mercado era muito pequeno neste setor. Mas, se não tem mercado, cria-se um. E foi assim que a Olivio cresceu no bairro do Filipinho. Mas, o segredo Seu Olivio  passou para Luzia: ganhar dinheiro é consequência o importante é fazer bons negócios para todos. Com muito trabalho e simpátia, unida ao seu esposo Marcelo Rezende começou um trabalho de desenvolvimento da empresa em São Luís. Os produtos na verdade são os mesmo: material para panificação e confeitos, porém eles fizeram a mágia de agregar valor a tudo isso e aí o sucesso foi inevitável.

Hoje, em São Luís, me arrisco a dizer que 70% do que se consome nesta área tem produtos da Olivio J. Fonseca. São mais de 2.000 itens comercializados, vendas na loja no balcão, vendas externas e na internet. Sua carteira de clientes tem  um simples vendedor de lanches, passando por uma lanchonete até uma rede de supermercados. Uma das estratégias vencedoras da Olivio que é o foco nas suas ações é o investimento no iniciante, aquela pessoa que deseja montar um negócio, seja grande ou pequeno, a empresa esta pronta para apoiar e principalmente orientar no mix de produtos que serão vendidos e até no desenho do estabelecimento.

Um Centro de Treinamento, com cozinha industrial e auditório, possibilita o intercambio entre profissionais qualificados do Brasil, com os clientes da Olivio J. Fonsec a e uma das ministrantes do curso Marinez de Freitas  define bem o que a empresa faz “A empresa é como a mamãe pássaro que dá aquele empurram nos filhos para o primeiro voo”

É assim que a empresa trabalha, não se limita a vender, mas treinar, acompanhar e assim fidelizar o cliente, fazendo que a roda dos negócios continue girando. Uma estratégia simples, porém muitos esquecem. Num mercado fortalecido a cadeia que envolve ele cresce para todos.

Boa parte dos lucros das empresas são revertidos no social e para seu funcionários. Um trabalho de respeito com os colaboradores, pois sem eles seria dificil chegar onde estão. Treinamento em vendas, no conhecimento no produto e principalmente na sua utilidade para o cliente e o vendedor passa a dar uma consultoria e assim melhorar a produtividade dos clientes conseguindo detectar onde a empresa tem pontecial para crescer e oferecer o produto certo com o preço justo com retorno definido e a satisfação total do consumidor final. Na parte social a empresa dedica, além das doações de alimentos e material de limpeza, mantém um parceria forte com os Doadores do Mesa Brasil, orientando e treinando os participantes para melhor utilização do material doado.

A história conta que César se martirizava por não ter feito o mesmo que Alexandre – O grande já tinha feito, quando tinha a idade dele,  achava que tinha que imitar a vida do grego e conquistar todo o mundo. Quem disse que para ser um empresário de sucesso precisa ter sedes nababescas, viver em festas todos os finais de semana e trocar de carro como quem troca de roupa.  Ser empresário é ter responsabilidade com o mercado, saber que é um empregado da sua empresa e precisa todo dia mantê-la moderna e organizada para o bem de todos que estão a sua volta. E assim a Olivio J. Fonseca fez e faz uma história de sucesso de uma empresa que ensina, mas que acima de tudo aprende com seus clientes, com seus funcionários e fornecedores a fazer um país melhor. Olivio J. Fonseca Empreender para Crescer.