Fiat, mais conservadora, ganha fatia de mercado da GM, mais inovadora

Montadoras fazem apostas diferentes e têm desempenhos opostos na estratégia de vendas no Brasil em 2012

Brasil Econômico – Ana Paula Machado

Duas versões para um mesmo mercado. Fiat e General Motors tiveram posturas diferentes no país este ano. A primeira, líder no ranking, apostou no marketing de varejo para sustentar as vendas no mercado em queda. Já a GM foi para uma estratégia de longo prazo: renovou a maior parte de seu portfólio no Brasil. O resultado disso foi o ganho de pontos percentuais para a Fiat e a perda para a GM.

“A GM sofreu muito com esse envelhecimento da linha. O seu portfólio era grisalho. Vai demorar, pelo menos seis meses, para os carros que foram lançados este ano caírem no gosto do consumidor. A propaganda é importante, mas o brasileiro tem que ver os modelos na rua para despertar o seu desejo”, disse o consultor automotivo, Francisco Satkunas.

Se compararmos o desempenho das duas empresas nas vendas de carros de janeiro a novembro de 2011 e 2012, a Fiat ganhou 1,44 p.p e a GM perdeu 1,16 p.p. E a vida da americana não será fácil nos próximos anos. Isso porque para cada ponto percentual perdido são 37 mil carros a menos na receita total da montadora no final do ano. Além disso, segundo Satkunas, para http://economia.ig.com.br/empresas/industria/2012-12-05/fiat-mais-conservadora-ganha-fatia-de-mercado-da-gm-mais-inovadora.html