Dupla Loeb/Elena dá mais uma vitória à Citroën no encerramento da temporada do Mundial de Rali

Etapa espanhola, que teve condições difíceis, marca o final do melhor campeonato da história da Citroën: foram dez vitórias em 13 provas de 2012,  que foi o último ano completo do piloto francês no WRC

 

A temporada do Campeonato Mundial de Rali foi encerrada no fim de semana passado de uma maneira grandiosa para a Citroën. Terminando o ano em que conquistaram seu nono título consecutivo e ajudaram a marca a obter a oitava taça de construtores, o piloto Sébastien Loeb e o navegador Daniel Elena venceram pela oitava vez seguida o Rali da Espanha. Com uma terceira posição, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen também foram ao pódio e assim puderam comemorar com os companheiros o melhor ano da Citroën na competição, já que ela o fez campeão e vice pela primeira vez.

Tendo estabelecido quase meio minuto de liderança sobre Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila, Loeb e Elena puderam começar o dia final de disputas mais relaxados. Enquanto Dani Sordo fez bonito diante de sua torcida e venceu as três primeiras especiais da manhã de domingo, Loeb administrou sua vantagem em relação à Jari-Matti Latvala. Depois de 46 quilômetros de trechos cronometrados, o francês só havia perdido 2s3 em comparação com o finlandês. Mikko Hirvonen também controlou os ataques de Ott Tänak e Mads Ostberg.

Na 16ª especial – de um total de 18, Loeb ainda sofreu um pequeno furo de pneu, mas isso não foi o suficiente para atrapalhá-lo rumo à sua 76ª conquista no WRC “Parabéns a todos. Estou satisfeito por encerrar esta temporada e mais ou menos minha carreira no rali com uma vitória”, disse o francês, referindo-se à sua participação na próxima temporada, que não será integral. “Novamente, tive de lutar para obter esse primeiro lugar, já que o tempo imprevisível não facilitou nosso trabalho. Vamos todos comemorar juntos esse resultado. Muito obrigado por tudo o que vivemos juntos. Isso marca o fechamento de um capítulo, mas temos outro à nossa frente prestes a começar.”

O finlandês Mikko Hirvonen, vice-campeão ao lado do compatriota Lehtinen, destacou sua evolução e se deu por satisfeito com 2012: “Melhoramos novamente no asfalto, o que era minha meta principal para este fim de semana. Nosso primeiro campeonato mundial com a Citroën terminou, e posso ficar satisfeito com o que conseguimos. Voltaremos nossas atenções rapidamente para 2013”.

Yves Matton, chefe da Citroën Racing, ressaltou as dificuldades do Rali da Espanha, que teve chuva na sexta-feira.  “Esse rali foi extremamente complicado, com o primeiro dia no cascalho, que teve condições imprevisíveis”, afirmou. “Essa perna foi mais uma questão de sobrevivência do que de correr. Vimos muitos adversários cometendo erros, mas Seb e Mikko mostraram habilidade e mantiveram-se longe de problemas. Sabíamos que estaríamos confortáveis no asfalto, e eles administraram a situação de maneira apropriada. Estamos satisfeitos por termos dado à Michelin, nossa parceira, sua 250ª vitória no WRC, e por termos feito isso em condições variadas: cascalho e asfalto, chuva e seco.”

Loeb terminou o campeonato 57 pontos à frente de Hirvonen e 116 distante de Latvala. A Citroën teve uma vantagem de 144 sobre a Ford, segunda colocada entre os construtores. A dupla Loeb/Elena venceu nove das 13 etapas. Hirvonen/Lehtinen obteve uma. Ou seja, foram 10 vitórias da Citroën em 2012. Uma temporada inesquecível.

 

Classificação final do Rali da Espanha:

1) Sébastien Loeb (França)/Daniel Helena (Mônaco), Citroën DS3, 4h14:29.1

2) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 7.0

3) Mikko Hironen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Citroën DS3, a 1:46.8

4) Mads Ostberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, a 1:56.4

5) Jarkko Nikkara (Finlândia)/Jarkko Kalliolepo (Finlândia), Mini John Cooper Works, a 16:07.9

6) Craig Breen (Irlanda)/Paul Nagle (Grã-Bretanha), Ford Fiesta S2000, a 18:10.4

7) Chris Atkinson (Austrália)/Glenn MacNeall (Austrália), Mini John Cooper Works, a 19:14.7

8) B. G. Andersson (Suécia)/Emil Axelsson (Suécia), Proton Satria NEO S2000, a 20:16.1

9) Daniel Sordo (Espanha)/Carlos Del Barrio (Espanha), Mini John Cooper Works, a 25:40.6

10) Evgeny Novikov (Rússia)/Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, a 25:46.6

 

Classificação final do Campeonato Mundial de Rali (WRC) de 2013

 

Pilotos

1) Sébastien Loeb (França), Citroën, 270 pontos; 2) Mikko Hirvonen (Finlândia), Citroën, 213; 3) Jari-Matti Latvala (Finlândia), Ford, 154; 4) Mads Ostberg (Noruega), Ford, 149; 5) Petter Solberg (Noruega), Ford, 124; 6) Evgeny Novikov (Rússia), Ford, 88; 7) Thierry Neuville (Bélgica), Citroën, 53; 8) Ott Tanak (Estônia), Ford, 52; 9) Martin Prokop (República Tcheca), Ford, 46; 10) Sébastien Ogier (França), Skoda, 41; 11) Daniel Sordo (Espanha), Mini, 35; 12) Nasser Al-Attiyah (Qatar), Citroën, 28; 13) Chris Atkinson (Austrália), 28; 14) Andreas Mikkelsen (Noruega), 13; 15) Armindo Araújo (Portugal), 11; 16) Jarkko Nikara (Finlândia), 10; 17) Craig Breen (Irlanda), 8; 18) François Delecour (França), 8; 19) Dennis Kuipers (Holanda), 8; 20) Henning Solberg (Noruega), 6; 21) Pierre Campana (França), 6; 22) Matti Rantanen (Finlândia), 6; 23) Jari Ketomaa (Finlândia), 6; 24) P. G. Andersson (Suécia), 4; 25) Matthew Wilson (Grã-Bretanha), 4; 26) Yazeed Al Rajhi (Arábia Saudita), 4; 27) Patrik Sandell (Suécia), 4; 28) Ken Block (Estados Unidos), 4; 29) Abdulaziz Al-Kuwari (Qatar), 1; 30) Sebastien Chardonnet (França), 1; 31) Ricardo Trivino (México), 1; 32) Mathieu Arzeno (França), 1; 33) Peter van Merksteijn (Holanda), 1; 34) Eyvind Brydnildsen (Noruega), 1; 35) Manfred Stohl (Áustria), 1; 36) Luca Pedersoli (Itália), 1.

 

Copilotos

1) Daniel Elena (Mônaco), Citroën, 270 pontos; 2) Jarmo Lehtinen (Finlândia), Citroën, 213; 3) Miikka Anttila (Finlândia), Ford, 154; 4) Jonas Andersson (Suécia), Ford, 149; 5) Chris Patterson (Grã-Bretanha), Ford, 124; 6) Dennis Giraudet (França), Ford, 55; 7) Nicolas Gilsoul (Bélgica), Citroën, 53; 8) Kuldar Sikk (Estônia), Ford, 52; 9) Zdenek Hruza (República Tcheca), Ford, 46; 10) Julien Ingrassia (França), Skoda, 41; 11) Ilka Minor (Áustria), Citroën, 40; 12) Carlos Del Barrio (Espanha), Mini, 35; 13) Giovanni Bernacchini (Itália), 28; 14) Stéphane Prevot (Bélgica), 18; 15) Ola Floene (Noruega), 13; 16) Miguel Ramalho (Portugal), 11; 17) Jarkko Kalliolepo (Finlândia), 10; 18) Glenn MacNeall (Austrália), 10; 19) Paul Nagle (Grã-Bretanha), 8; 20) Dominique Savignoni (França), 8; 21) Robin Buysmans (Bélgica), 8; 22) Sabrina de Castelli (França), 6; 23) Mikko Lukka (Finlândia), 6; 24) Mika Stenberg (Finlândia), 6; 25) Emil Axelsson (Suécia), 4; 26) Scott Martin (Grã-Bretanha), 4; 27) Michael Orr (Grã-Bretanha), 4; 28) Staffan Parmander (Suécia), 4; 29) Alex Gelsomino (Estados Unidos), 4; 30) Nicola Arena (Itália), 1; 31) Thibault de La Haye (França), 1; 32) Alex Haro (Espanha), 1; 33) Renaud Jamoul (Bélgica), 1; 34) Eddu Chevaillier (Bélgica), 1; 35) Timo Alane (Finlândia), 1; 36) Matteo Romano (Itália), 1.

 

Equipes

 

1) Citroën Total WRT, 453 pontos; 2) Ford WRT, 309; 3) M-Sport Ford WRT, 170; 4) Adapta WRT, 83; 5) Citroën Junior WRT, 72; 6) Qatar WRT, 71; 7) Brazil WRT, 28; 8) Mini WRC Team, 26.