DILMA ANUNCIA NOVA PRORROGAÇÃO DO IPI REDUZIDO

Anúncio foi feito durante visita ao Salão do Automóvel de São Paulo

por RODRIGO LARA

Anúncio foi feito durante visita ao Salão do Automóvel de São Paulo

por RODRIGO LARA

 

O resultado da redução temporária do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na venda de automóveis tem sido positivo para a indústria, como pode ser visto nos recentes balanços. Apenas em agosto, mais de 400 mil carros e comerciais leves foram emplacados, recorde histórico do mês. O fôlego do setor, entretanto, se perdeu um pouco em setembro e no começo de outubro.

Para tentar manter a alta, a presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou que a redução do imposto, prevista para expirar em 31 de outubro, foi prorrogada até 31 de dezembro deste ano. A manutenção da taxa reduzida foi divulgada em uma coletiva realizada durante sua visita ao Salão do Automóvel de São Paulo hoje (24).

Originalmente, a medida duraria até o final de agosto. Daí é possível explicar o recorde de vendas naquele mês: houve uma corrida às concessionárias para aproveitar o imposto menor. Com a típica alta de consumo nos últimos meses do ano, está clara a intenção: bombar o comércio de veículos no período, garantindo uma gordura que tradicionalmente é queimada em janeiro e fevereiro, meses bastante amenos no que diz respeito à venda de carros.

 

http://revistaautoesporte.globo.com/Salao-do-Automovel/noticia/2012/10/dilma-anuncia-nova-prorrogacao-do-ipi-reduzido.html