Receptivo Junino começa nesta segunda-feira (3)

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), em conjunto com as Secretarias de Estado da Cultura (Secma) e de Comunicação (Secom), programou inúmeras ações com atrações maranhenses para dar as boas-vindas a quem chega à São Luís, durante o São João 2024. Além de celebrar uma das festas mais tradicionais do estado, o Receptivo Junino irá recepcionar os participantes da reunião do G20, que contará com representantes de 19 países e da União Europeia.

Com dois grupos se apresentando por dia, um pela manhã e outro à tarde, as atividades estão previstas para ocorrer entre 3 e 28 de junho, no saguão do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado. A agenda leva em conta os horários de desembarque das aeronaves, geralmente entre 11h e 12h30 e entre 14h e 15h30.

Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a ideia é impressionar os visitantes da capital maranhense de imediato, despertando o interesse por mergulhar na cultura local, ao longo desse período de São João.

“A programação foi cuidadosamente selecionada para proporcionar uma experiência única e imersiva aos visitantes, destacando a riqueza cultural do Maranhão e causando a melhor das impressões. Afinal, estamos em festa! A maior e mais duradoura festa popular do mundo, repleta de ritmos”, afirmou Socorro Araújo.

Para aquecer o 1º dia de Receptivo Junino no aeroporto, nesta segunda-feira, estão confirmadas as atrações do Boi da Maioba e Cacuriá de Dona Teté. As ações de boas-vindas vão continuar nos dias 7, 8, 9, 14, 21 e 28 deste mês, com a participação de grupos folclóricos, bumba meu boi dos sotaques de orquestra e matraca, cacuriá e outros.

“Nossa iniciativa promove a valorização da cultura local e, ao mesmo tempo, a promoção turística do estado, aproveitando o fluxo de visitantes internacionais que virão para a reunião do G20 e nacionais que virão para os arraiais da cidade, para o São João da Thay e outras programações realizadas ou com apoio do Governo do Estado”, enfatizou Leopoldo Dickel, superintendente de Promoção e Marketing da Setur-MA.

Para o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, o São João do Maranhão tem muita força e representatividade.

“Nossa hospitalidade é reconhecida por todo o país e, por isso, sabemos da importância de proporcionar uma recepção calorosa, desde o momento da chegada desses visitantes em nosso aeroporto. Queremos que cada turista, ao desembarcar, sinta energia maranhense diferenciada e comece a experiência junina logo ao pisar em nossa terra. Nosso objetivo é garantir que todos sejam bem acolhidos e compartilhem conosco do encantamento, que só essa festa nos proporciona!”.

Em clima junino, esteiras de bagagem e equipamentos de mídia digital foram decorados. Também serão entregues aos passageiros da ala de desembarque matracas (símbolos de um dos sotaques mais tradicionais de bumba meu boi) e cartões com um QR Code que direciona para baixar aplicativo, ver programação e vídeos do São João maranhense.

De acordo com a secretária adjunta de Marketing e Canais Digitais da Secom-MA, Roberta Gomes, os receptivos festivos no aeroporto já são uma tradição.

“Dentro das ações de Marketing, essa é uma das que mais impacta o turista que, ao ser recebido com toda a singularidade dos bois, danças e tradição, se encanta e multiplica essa ação em vídeos e fotos que rodam o Brasil e o mundo por meio das redes sociais e entre seus familiares e amigos”, ressaltou.

SERVIÇO:

O quê: Receptivo Junino para dar boas vindas aos turistas.
Quando: Nos dias 3, 7, 8, 9, 14, 21 e 28 de junho, das 11h às 12h30 e das 14h às 15h30.
Onde: Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado em São Luís.