Cuidados com seu animal de estimação no veículo

A forma correta de transportar seu animal de estimação no carro é no banco traseiro, área menos afetada em caso de acidentes. Se for um cão, recomenda-se utilizar o cinto canino fixado no peitoral, em vez da coleira simples, pois ela pode enforcá-lo em uma colisão. Cães de pequeno porte e gatos possuem caixas apropriadas para transporte. Aves, hamsters e outros animais pequenos, devem ser levados em gaiolas específicas para a espécie, de preferência, cobertas com um pano fino para diminuir o estresse. Se o cão for de grande porte, existem grades divisórias para carros entre o motorista e o cachorro, que deve ficar no banco de trás com cinto canino.

Em trajetos longos, planeje paradas, leve sempre a carteirinha de vacinação de seu animal em dia para o caso de uma blitz da polícia e prefira andar em um horário que a temperatura não esteja tão quente, já que o ar condicionado pode causar problemas respiratórios no animal.

Lembre-se: transportar seu bichinho no colo, solto pelo carro ou com a cabeça para fora da janela, além de poder atrapalhar a visibilidade do motorista, desconcentrá-lo e oferecer risco de o animal ser arremessado em uma freada brusca, é também infração grave, com direito a cinco pontos na carteira de habilitação.

Fonte: Revista Quatro Rodas.