Aliança Renault-Nissan

CP Dieter Zetsche et Carlos Ghosn

Número inicial de projetos mais que quadruplicou – agora são treze projetos em três continentes

Iniciada construção de fábrica comum no México – parceria entre os dois grupos se estende agora ao segmento de picapes

Produção do modelo Q30 da Infiniti começa neste ano. Veículo será exposto no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt

Motor elétrico desenvolvido pela Renault será montado nos novos Smart Fortwo e Smart Forfour elétricos

A parceria entre a Aliança Renault-Nissan e a Daimler AG continua progressão em 2015 e entra agora em seu sexto ano, conforme declararam hoje os CEOs das duas empresas durante o balanço anual com a imprensa no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA).

De acordo com Carlos Ghosn, CEO da Aliança Renault-Nissan, “esta colaboração é uma das mais produtivas do setor automobilístico. Nossa parceria permitiu reduzir os prazos de comercialização no lançamento de importantes modelos, o que constitui uma grande vantagem estratégica para nossas empresas. Agora, continuamos a trajetória de expansão com o lançamento de outros projetos comuns”, acrescentou o executivo, apoiado por Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da Daimler e Responsável pela Mercedes-Benz Automóveis.

“Desde o início de nossa cooperação, em 2010, lançamos projetos conjuntos, em benefício de nossos clientes em todo o mundo. Neste ano, fortalecemos nossa colaboração e anunciamos dois projetos totalmente novos. Realizamos colaborações quando há benefícios para ambos os grupos, e pretendemos continuar seguindo neste caminho”. destacou Dieter Zetsche.

Etapas-chave da parceria em 2015 até hoje:

Construção de uma fábrica comum de montagem em Aguascalientes, no México: Nissan e Daimler recentemente assentaram a pedra fundamental de uma nova fábrica em Aguascalientes, que recebeu investimento de um bilhão de dólares e produzirá a nova geração de veículos compactos topo de gama da marca Infiniti a partir de 2017, seguida de modelos Mercedes-Benz, em 2018. Nissan e Daimler vão desenvolver os veículos em conjunto. Esta fábrica deve montar mais de 230.000 veículos por ano até 2020. Esta gama de produtos será também fabricada em outras plantas Daimler e Nissan, na Europa e na China. A planta comum de montagem localiza-se em Aguascalientes, próximo da fábrica da Nissan.

Desenvolvimento de uma picape de uma tonelada para a Mercedes-Benz: Daimler e Nissan anunciaram no início do ano a entrada da marca neste segmento. A picape compartilhará parte de sua arquitetura com a novíssima Nissan NP300, mas a engenharia e o design ficarão a cargo da Daimler, para responder às necessidades específicas de seus clientes da Europa, Austrália, África do Sul e América Latina. Este veículo integrará todas as características e componentes específicos da Mercedes-Benz. A picape será fabricada pela Nissan na fábrica da Renault em Córdoba, Argentina, junto com a Nissan NP300 e a picape de uma tonelada de carga útil da Renault para a América Latina. As três picapes também serão montadas na planta da Nissan em Barcelona, na Espanha. A produção das picapes Mercedes será iniciada até 2020 nas duas fábricas.

Versões elétricas dos novos Smart Fortwo e Smart Forfour: estes carros compactos urbanos foram lançados há aproximadamente um ano. Junto com o Renault Twingo, os dois modelos são os primeiros veículos construídos sobre uma plataforma compartilhada pela Daimler e a Aliança, tendo sido muito bem recebidos pelos clientes de ambas as marcas. Conforme anunciado pelos CEOs dos dois grupos, uma versão elétrica do Smart Fortwo e Smart Forfour será comercializada ao final de 2016. Os dois veículos serão equipados com um motor elétrico produzido na fábrica da Renault na cidade de Cléon, na França, o mesmo propulsor que equipa o Renault ZOE. A bateria dos novos Smart elétricos será fabricada na cidade alemã de Kamenz, pela subsidiária Deutsche ACCUmotive da Daimler.

Lançamento do modelo Q30 da Infiniti: Integrando componentes fabricados pela Aliança, o Q30 é um veículo compacto topo de gama integralmente concebido, prototipado e desenvolvido pela Infiniti. O modelo foi revelado em pré-estreia no Salão do Automóvel de Frankfurt, e sua produção deve iniciar neste ano, na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido.

Na época do lançamento, em abril de 2010, a extensão da colaboração entre a Daimler e a Aliança se limitava a três projetos essencialmente focados na Europa. Desde então, este número mais que quadruplicou, e engloba atualmente 13 operações na Europa, Ásia, Américas do Norte e do Sul.

SOBRE A DAIMLER

A Daimler AG é uma das montadoras de automóveis mais prósperas do mundo. Com suas divisões de automóveis, caminhões, furgões, ônibus e serviços financeiros, o grupo Daimler é uma das maiores montadoras de carros de luxo e o maior fabricante de veículos comerciais do mundo. A divisão de Serviços Financeiros da Daimler oferece aos seus clientes financiamento, leasing, gestão de frotas, seguros, investimentos financeiros, cartões de crédito e soluções inovadoras em mobilidade.

Em 1886, Gottlieb Daimler e Carl Benz, fundadores da empresa, fizeram história com a invenção do automóvel. Pioneira na indústria automobilística, a Daimler continua a moldar o futuro da mobilidade ainda hoje. O grupo tem seu foco em tecnologias inovadoras e ecológicas, bem como em automóveis seguros e de qualidade superior, que fascinam e conquistam clientes. De veículos híbridos a elétricos ou movidos a célula de combustível, a Daimler investe no desenvolvimento de tecnologias alternativas com o objetivo de permitir, em longo prazo, uma mobilidade sem emissões. Além disso, a empresa segue em busca de tecnologias que permitam uma condução livre de acidentes, com conectividade inteligente rumo à condução autônoma. Entre outras coisas, isso demonstra que a Daimler se compromete voluntariamente em vencer os desafios que envolvem sua responsabilidade social e ambiental.

 

A Daimler comercializa seus veículos e serviços em praticamente todo o mundo e possui plantas de produção na Europa, Américas do Norte e do Sul, Ásia e África.

Além da marca de automóveis de maior prestígio no mundo, a Mercedes-Benz, assim como a Mercedes-AMG e a Mercedes-Maybach o seu portfólio de marcas atual inclui as marcas Smart, Freightliner, Western Star, BharatBenz, FUSO, Setra & Thomas Built de ônibus, bem como as marcas de serviços financeiros da Daimler: banco Mercedes-Benz, Financeira Mercedes-Benz, Daimler Financiamento de Caminhões, moovel e car2go. A empresa é cotada nas bolsas de valores de Frankfurt e Stuttgart (código: DAI). Em 2014, o grupo comercializou mais de 2,5 milhões de veículos e empregava 279.972 pessoas. O faturamento atingiu 129,9 bilhões de euros e um Lucro antes de Juros e Imposto de Renda (LAJIR) de 10,8 bilhões de euros.

SOBRE A ALIANÇA RENAULT-NISSAN

A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a francesa Renault, que tem sua sede em Paris, e a japonesa Nissan, cuja sede fica em Yokohama. Juntas, as empresas vendem 1 a cada 10 carros comercializados em todo o mundo. Parceiras estratégicas desde 1999, as duas empresas venderam 8,5 milhões de veículos em aproximadamente 200 países em 2014. A Aliança também mantém parcerias estratégicas com outras montadoras, como a alemã Daimler, a japonesa Mitsubishi Motors, a chinesa Dongfeng e a indiana Ashok Leyland, além de possuir participação majoritária na joint venture que controla a maior montadora de automóveis russa, a AvtoVAZ.