Sua empresa vende o quê?

 

Seu ramo de negócio é uma concessionária de carro, então seu foco é venda de carro, certo? Errado!

Engana-se quem pensa que o foco do seu negócio é aquilo se vende. Gestores e colaboradores devem entender que o foco de qualquer negócio é algo que vai muito além, mas que está bem na nossa frente: o cliente.

Não é de hoje que especialistas afirmam que para conquistar um novo cliente a marca investe quatro vezes mais do que para manter um cliente antigo. Também não é de hoje que os mesmos especialistas afirmam que o poder do boca-a-boca é bem mais forte do que qualquer ação de marketing. O consumidor está na ordem do dia em qualquer planejamento.

É bem mais inteligente (e econômico) para as marcas manterem um relacionamento saudável com seus clientes, a buscar apenas conquistar novos clientes (e assim esquecerem seus atuais). Philip Kotler em uma de suas obras afirma que a função do marketing não é vender, e que o marketing não está focado em lucro, mas sim em atender necessidades dos clientes e satisfazê-los, o lucro é uma consequência, ou seja, cliente satisfeito abre a mão e paga bem.

Pesquisa recente realizada pela Amdocs apontou que os clientes estão menos fiéis às marcas, então vamos pensar juntos: se a marca trata aquele cliente como único, buscando constantemente entendê-lo (e atendê-lo) e estreita sua relação com ele, será que este cliente estará vulnerável a ser conquistado por uma marca que ele não conhece? Pode até ser que sim, porém essa probabilidade é bem menor.

Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, diz que as marcas devem gostar das pessoas. Eu complemento: – E da receita que essas pessoas geram em nossos caixas.

O fato inegável é que empresas que focam seu negócio nas necessidades dos clientes, indiscutivelmente são empresas mais lucrativas e fortes mercadologicamente.

Como diz o próprio Kotler: O cliente é o rei!

E o foco do seu negócio, qual é?

 

Fernando Coelho é Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Especialista em Administração Estratégica, profissional de mídia e marketing. Coordenador de Marketing da Concessionária Cauê Veículos e Membro do Portal Administrador.