Paris 2024 revela a tocha dos próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

26 de julho de 2023

A tocha do Revezamento da Tocha Olímpica e Paralímpica de Paris 2024 foi apresentada na terça-feira, 25 de julho. Seu criador, Mathieu Lehanneur, inspirou-se em três símbolos dos próximos Jogos: igualdade, água e conciliação.

Na terça-feira (25 de julho), na sede do Comitê Organizador, o presidente de Paris 2024, Tony Estanguet, juntamente com o designer da tocha, Mathieu Lehanneur, e a ArcelorMittal, parceira de produção, apresentaram a tocha que será conduzida por 11.000 pessoas (10.000 para os Jogos Olímpicos, 1.000 para os Jogos Paralímpicos) durante o revezamento da tocha, que começará com os primeiros passos do Revezamento da Tocha Olímpica, na França, em 8 de maio de 2024.

Daqui a um ano, e depois de ter percorrido milhares de quilômetros, a tocha vai acender a Pira Olímpica na Cerimônia de Abertura dos próximos Jogos Olímpicos. Em seguida, após duas semanas de competição, iniciará uma nova jornada para o Revezamento da Tocha Paralímpica, acendendo a Pira na Cerimônia de Abertura, agendada para o dia 28 de agosto de 2024.

Embora os dois revezamentos sejam diferentes, o desenho da tocha é exatamente o mesmo, como explica Estanguet: “Seguindo nossa lógica de construir pontes entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, este último já compartilha o mesmo emblema e mascote do primeiro. Em Paris 2024, também teremos um design de tocha único”.

“Este objeto incorpora cada edição dos Jogos”, ele continuou em entrevista coletiva. “Quando olhamos para a história, cada tocha é mais linda que as outras, cada uma é única. Cada país tenta mostrar sua criatividade e podemos ver isso. É uma objeto estético que diz algo.”

Uma tocha como reflexo dos Jogos Paris 2024

A tocha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 distingue-se sobretudo pela sua cor champanhe, única e luminosa. Para refletir os próximos Jogos, Mathieu Lehanneur também se inspirou em três símbolos de Paris 2024: igualdade, água e conciliação.

“A igualdade é simbolizada pela simetria perfeita”, disse Lehanneur.  “A água é simbolizada pela onda e pelos efeitos de vibração. A paz é simbolizada pela gentileza das curvas.”

Ele também explicou o efeito da luz que ele queria que a tocha refletisse.

“Nós trabalhamos como escultores, não queríamos acrescentar coisas. Da ideia inicial, queríamos na verdade voltar à essência do que estávamos procurando para ter o mínimo de material possível e o maior de luz possível.”

“Projetar a tocha é o sonho de qualquer desenhista”, disse Mathieu Lehanneur, designer da tocha e vencedor do Grand Prix de la Création de la Ville de Paris, cujas obras fazem parte de muitas das mais importantes coleções públicas e privadas do mundo.

“É um sonho que só acontece uma vez na vida, como se fosse um milagroso encontro com a história. Tão ritualística quanto mágica, a tocha é um objeto mítico. É um símbolo de coesão e partilha, é a verdadeira chave dos Jogos. Para Paris 2024, e pela primeira vez em sua história, joga com a simetria perfeita para nos falar melhor sobre a igualdade.”

Paris 2024: tocha Olímpica e Paralímpica em fatos e números

  • Tamanho: 70cm
  • Diâmetro mínimo: 3,5cm
  • Diâmetro máximo: 10cm
  • Peso: 1,5kg
  • Cor: champanhe
  • Material: ArcelorMittal XCarb® aço de fontes recicladas e renováveis
  • Combustível: biopropano
  • Número de tochas produzidas: 2.000