Obras na Grande São Luís
Matéria Publicada 21/07/2017
Reserva do Itapiracó, Mercado do Peixe, 2ª etapa da Orla do Araçagi e Praça do Foguete são preparadas para inaugurações neste semestre.
O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, e a equipe técnica da Sinfra passaram a manhã desta sexta-feira (21) vistoriando obras na cidade de São Luís. No roteiro foram incluídas a vistoria nas obras da Reserva do Itapiracó, Mercado do Peixe, a segunda etapa da Orla do Araçagi e Praça do Foguete, no complexo Lagoa da Jansen. Todas as obras serão entregues pelo governador Flávio Dino ainda neste semestre.
O objetivo das visitas, segundo Noleto, é observar o andamento das obras e colher sugestões da população sobre os serviços feitos pelo Governo do Maranhão, a fim de ajustar as demandas de acordo com o desejo dos moradores. Na última terça-feira (18), Clayton Noleto e Felipe Camarão, secretário de Estado da Educação (Seduc), foram a diversas escolas para olhar o ritmo das reformas nas unidades escolares.
“É um conjunto de investimentos feito pelo governador Flavio Dino para melhorar a vida da população. Essas obras geram emprego e renda e são uma homenagem que o Governo do Maranhão está preparando para o aniversário de São Luís”, declarou Noleto.
Reserva Itapiracó
A primeira parada do grupo foi na reserva do Itapiracó, uma área de proteção ambiental que está sendo totalmente revitalizada. O espaço, além de receber uma nova estrutura, vai resgatar o convívio entre os moradores que costumam usá-la para desenvolver atividades físicas e de lazer.
“A Praça do Atleta conta, agora, com quadra de beach-soccer, vôlei de praia, campo de dimensões oficiais e temos, ainda, uma área de convivência. São 10 km entre trilhas e passeios totalmente revitalizados e que será de imensa importância para a população não só de São Luís, como também da região Metropolitana”, explicou Clayton Noleto.
“O governo do Estado tem atuado com muito empenho no que se refere aos parques ambientais do estado, tanto que o governador Flávio Dino já criou vários parques ambientais no estado, que estão sendo construídos em Balsas, Codó, Bacabeira e outros, e que serão entregues à população. Aqui na Reserva do Itapiracó o local se transformará também em um espaço de esporte e lazer fundamental para toda São Luís”, destacou também o secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho.
Mercado do Peixe
Logo após a vistoria na reserva, a equipe se deslocou para o Mercado do Peixe, que há décadas não passava por uma reforma estruturante. Com adição de banheiro PNE e modernização completa dos 64 boxes, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, troca de piso, teto e ajustes na câmara de armazenamento de gelo, o local passará a atender a comunidade com uma estrutura confortável. A urbanização do entorno, com disciplinamento de carga e descarga, também será feita pelo Governo do Maranhão.
“Agora estão reformando, porque no governo anterior fizeram só que tinha acontecido alguma coisa, mas não resolveu os problemas. Agora, a gente vê que vamos ganhar um espaço mais agradável para receber os clientes”, conta o feirante Silvelino Silva.
“A reforma e adequação de feiras e mercados faz parte da política de abastecimento do Governo do Estado, por meio do Mais Abastecimento. O Mercado do Peixe é um desses mercados, onde agora estão sendo realizadas melhorias na estrutura e, em seguida, no entorno, gerando um ambiente de mais qualidade e sanidade para a comercialização de pescados”, ressaltou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, que coordena toda a parte sanitária da reestruturação do mercado.
Orla Araçagi
A penúltima obra visitada foi a Orla do Aracagi, onde estão sendo feitos o calçamento das casas em frente à praia e construção do estacionamento. Esta intervenção faz parte da segunda etapa da obra.
“A construção da Orla do Araçagy já está avançada. Entregamos há pouco tempo a primeira etapa e estamos trabalhando a segunda. São aproximadamente 1.700 metros de extensão. É uma obra importante para o turismo, que ajuda a gerar emprego e renda”, destacou o secretário da Sinfra, Clayton Noleto.
Lagoa da Jansen
A última parada foi no complexo da Lagoa da Jansen, onde está sendo construída uma extensão da Praça da Lagoa, que recebe um brinquedo inovador: um foguete. Com 25 metros de extensão e 10 de altura, o brinquedo foi desenvolvido com técnicas sustentáveis, a exemplo do piso que é de borracha reciclada, e servirá como uma opção a mais para o lazer de pais e filhos da grande Ilha. “Temos certeza que será um grande sucesso, sem dúvida, até em nível nacional. E a novidade é que agora a praça será integrada, formando um conjunto só”, finalizou Clayton.