Governo promove Dia D da Saúde e Nutrição nesta sexta-feira (31)

31 de março de 2023

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta sexta-feira (31), o Dia D da Saúde e Nutrição. A programação tem como objetivo incentivar as unidades de ensino que integram o Programa Saúde na Escola (PSE) no Maranhão a tratarem de temas referentes à nutrição saudável e desenvolver atividades que promovam qualidade de vida.

A iniciativa deverá acontecer em todos os 217 municípios, que são os executores das políticas de alimentação saudável no ambiente escolar. Na Grande Ilha, o Dia D será realizado a partir das 8h, de forma simultânea, na Creche Escola Professora Edith Vallois, no bairro Morada do Sol, na zona rural de São Luís; e na UEB Prof. José Maria Ramos Martins, no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar.

“A data serve para conscientizar as pessoas acerca da importância de uma alimentação saudável e da prática de uma atividade física. São os hábitos saudáveis que contribuem para prevenir doenças como diabetes e hipertensão”, destaca o coordenador estadual de Alimentação e Nutrição da SES, Leudimar Carvalho Soares Filho.

Entre os temas que serão debatidos com os alunos estão a prevenção à obesidade infantil e uso de álcool e drogas. Também serão ofertados atendimentos em saúde como atendimentos com nutricionista, psicólogos, médicos e aplicação de doses das vacinas de rotina e contra Covid-19.

Participarão da agenda representantes da Rede de Saúde Estadual, do Programa Saúde na Escola, dos Departamentos de Estado da Saúde da Família e de Alimentação e Nutrição, bem como dos municípios.