“APAE de SÃO LUÍS realiza Dia D da campanha Outubro Rosa “seja gentil com você mesmo”. 

27 de outubro de 2023

A APAE de São Luís, em parceria com a Clínica Escola da Faculdade Santa Terezinha (CEST), está intensificando sua luta contra o câncer de mama por meio da campanha Outubro Rosa, sob o tema “Seja Gentil com Você Mesmo”. Para encerrar as atividades do Outubro Rosa, a APAE realizará o “Dia D” em 26 de outubro, próxima quinta-feira, na sala 29 da Clínica-Escola na APAE de São Luís, localizada na Avenida Granja Barreto Nº 1, Outeiro da Cruz. A programação do Dia D incluirá palestras educativas, consultas ginecológicas, exames preventivos e mamografias.

A Gestora de Saúde da APAE de São Luís Emanuele Costa promove a campanha Outubro Rosa na sede da APAE de São Luís nessa quinta na sala 29 da Clínica-Escola no Outeiro da Cruz das 8 às 11:30hs.

O evento também contará com um circuito interativo sobre o câncer de mama e colo uterino, climatério, menopausa, mitos e verdades, exposição de próteses de mamas para identificação da mama saudável e com alterações, além da realização de testes rápidos e medição de glicemia. Toda a programação visa promover a conscientização e o autocuidado em relação à saúde das mulheres.

Durante todo o mês, a Clínica Escola, com o apoio dos supervisores docentes, tem promovido uma série de palestras educativas nas instalações da APAE. O foco dessas palestras é fornecer informações sobre a prevenção, sintomas e tratamento do câncer de mama e colo uterino, destacando a importância da alimentação saudável, autoconhecimento e autocuidado.

Emanuele Costa, gestora dos serviços de Saúde da APAE de São Luís, enfatiza a relevância da campanha: “O Outubro Rosa é um mês de conscientização fundamental para a saúde das mulheres. Estamos unindo forças com a Clínica Escola da CEST para promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino. É uma oportunidade valiosa para nossos colaboradores e mães de alunos da CAEE Eney Santana cuidarem de sua saúde e bem-estar.”

Além das palestras educativas, a campanha envolve a distribuição de requisições para exames preventivos e mamografias. No ano passado, a APAE de São Luís realizou 4.601 exames de mamografia, e em 2023, já foram realizados 3.396 exames, ressaltando o compromisso contínuo da instituição com a saúde da comunidade.

A APAE de São Luís convida a comunidade a se unir a essa iniciativa e participar do “Dia D” em prol da conscientização e prevenção do câncer de mama e colo uterino. Juntos, podemos fazer a diferença na saúde das mulheres.