Alunos do Iema ganham destaque apresentando projetos na Expoema 2023

05 de setembro de 2023

Alunos e professores do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) estão tendo a oportunidade de apresentar projetos e pesquisas próprias na maior feira agropecuária do estado, a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) 2023. São mais de 40 criações e descobertas a serem expostas durante todos os dias do evento, que iniciou neste domingo (3) e vai até 10 de setembro no Parque Independência, bairro São Cristóvão, em São Luís.

– Alunos do Iema ganham destaque apresentando projetos na Expoema 2023 (Foto: Adriano Santos)

As apresentações resultam do trabalho conjunto entre discentes e docentes de Iemas Plenos de diversas partes do Maranhão e estão disponíveis para todos os visitantes. São exposições interativas e oficinas. O tema mais recorrente é a tecnologia sustentável, de forma a provar que há como gerar energia e progresso de forma ecológica e utilizando matéria-prima nativa do estado.

Dentre as criações, estão, por exemplo: combustível feito com casca de coco; bioplástico à base de casca de tubérculos; sabão ecológico; irrigação automatizada de hortas comunitárias a partir de energia solar; compostável inteligente de resíduos orgânicos; nano-satélite para monitorar a utilização dos recursos hídricos maranhenses; bombas de sementes nativas com o intuito de reflorestar áreas desmatadas; produção de energia solar à base de juçara; entre muitas outras.

A oportunidade de participar da Expoema 2023 vem de uma parceria firmada entre o evento e o Governo do Maranhão. Na abertura do evento, o governador Carlos Brandão e a primeira-dama, Larissa Brandão, visitaram o stand do Iema e ficaram impressionados com o trabalho dos alunos. “O objetivo é mostrar o que é possível criar quando a educação se junta com a tecnologia, a ciência e a inovação”, explicou a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz. “O esforço resulta em jovens capazes não só de garantir seus futuros individuais, mas também de contribuir com toda a região maranhense”, concluiu.

Expoema 2023

A Expoema 2023 iniciou no dia 3 de setembro e segue até o dia 10. Em sua 63ª edição, tem como objetivo expor produtos agropecuários, novas tecnologias para a área e incentivar a venda de animais. É realizada pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), e tem co-realização do Governo do Estado do Maranhão. O local possui acessibilidade com rampa e material em braile, além de um QR Code, em todos os stands, que direcionam para um material audiodescritivo.