Ações do Janeiro Branco reforçam ambiente de segurança psicológica nas empresas 

28 de janeiro de 2024

Falar e implementar iniciativas em prol da saúde mental também é competitivo.

Colaboradores da Potiguar Cohafuma participando da roda de conversa sobre saúde mental conduzida pela psicóloga Karina Muniz.

O que antes era um tema considerado tabu para muitos, após a recente pandemia da Covid-19 se tornou quase que uma unanimidade: precisamos falar e agir em prol da saúde mental.

Pesquisas comprovam dados alarmantes: O Brasil é um dos países com as pessoas mais ansiosas do mundo; Muitos brasileiros afirmam que se sentem esgotados e os transtornos mentais são a terceira maior causa dos afastamentos do trabalho. E não por acaso, a Síndrome do Burnout (esgotamento) foi incluída no rol das doenças ocupacionais em 2022, colocando a saúde mental como um tema corporativo. A síndrome tem como principais sintomas manifestações de irritabilidade, dores musculares, choro fácil, dificuldade de adormecer, dores de cabeça e muito estresse que juntos levam ao quadro de esgotamento físico e emocional.

Com esse cenário, a saúde mental e a qualidade de vida também precisam ser priorizadas pelas empresas. E o janeiro branco é o mês da atenção especial ao tema. A campanha que completa 10 anos em 2024 foi incluída ao calendário oficial brasileiro por lei federal em 2023. Iniciativa de uma organização social, atualmente o Janeiro Branco é muito relevante e se tornou um conjunto de ações diversas, abraçadas por sociedades médicas, organizações, entidades e empresas.

O Janeiro Branco é portanto, um convite para a promoção de ações em prol de um ambiente com mais segurança psicológica; o que impacta positivamente a saúde mental dos colaboradores, reduz o estresse e o absenteísmo e eleva a produtividade em geral. Exemplo de empresa sensível a esse tema é o Grupo Potiguar, que está promovendo uma série de palestras de sensibilização sobre um tema ao longo de todo esse mês.

As ações externas para os colaboradores da Potiguar estão sendo desenvolvidas junto com parceiros como SESC, SAMED, Faculdade Anhanguera, CEREST e SELPMED no formato de palestras. Nesses eventos são dados envolvidos sobre saúde mental no Brasil, em especial no ambiente corporativo. Além disso, são explicados quais os principais sintomas de envelhecimento mental, como isso afeta o ambiente de trabalho e o que fazer para evitar. E mais, são vivenciados momentos de relaxamento, como por exemplo sessões de massoterapia com os participantes.

Os eventos do Janeiro Branco da Potiguar estão contemplando colaboradores das lojas de São Luís – Africanos, Centro, Cohama, Cohafuma, Forquilha e Olho D´Água e do Centro de Distribuição – e também da loja Potiguar de Imperatriz.

Com iniciativas como essa, o Grupo Potiguar reforça sua gestão de valorização, desenvolvimento e empatia para com os colaboradores, criando um ambiente positivo e de segurança psicológica.