ESG & SUSTENTABILIDADE NO I FÓRUM DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DO MARANHÃO

17 de julho de 2025

São Luís vai se tornar a capital do debate sobre transição energética nos dias 22 e 23 de julho, com a realização do I Fórum de Energias Renováveis Maranhão 2025, no Multicenter Sebrae.

FOTO – DIVULGAÇÃO: O Coordenador de ESG da agência marítima Shipping Protection Renato Lemos e a especialista em Gestão da Reputação & ESG Adriana Vieira estarão juntos no Painel sobre “ESG & Sustentabilidade”, no I Fórum de Energia Renováveis do MA; dia 22.07 às 18h30 no MultiCenter Sebrae.

E dentro de uma programação diversificada, o tema ESG e Sustentabilidade será abordado no Painel 4 do Fórum, no dia 22 de julho às 18h30. Adriana Vieira, sócia da InterMídia Comunicação Integrada, especialista em Gestão da Reputação e em ESG pelo IBMEC, será mediadora e palestrante. Ela está abordando a relação direta entre ESG, Reputação e Sustentabilidade.

Em seguida o Coordenador de ESG da agência marítima Shipping Protection, Paulo Renato Lemos, vai apresentar um case maranhense que demonstra na prática o que Adriana Vieira fala na teoria: ESG é um ativo reputacional forte e diferenciado, que vai garantir a competitividade no ambiente global e local de negócios que visam ser sustentáveis.

Renato Lemos falará sobre a iniciativa de criação de uma área de reserva ambiental privada que a empresa Shipping Protection está implantando em Alcântara (MA). Denominada de RPPN / Reserva Particular do Patrimônio Natural, esse tipo de área é uma unidade de conservação criada por iniciativa voluntária de proprietários legais de terras, com o objetivo de preservar a biodiversidade, combater crimes ambientais e promover a sustentabilidade em territórios de extrema vulnerabilidade social e ambiental, como no caso da área conhecida como terras de Timbotuba em Alcântara, onde está sendo implantada uma RPPN de Proteção à Navegação.

Também integra esse painel sobre ESG Antônio Dino Tavares (Fundação Antonio Dino). Ele vai falar sobre os benefícios de um projeto de energia solar implantado no Hospital do Câncer Aldenora