Reserva Particular do Patrimônio Natural de Proteção à Navegação em Alcântara
13 de julho de 2025
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) são unidades de conservação criadas por iniciativa voluntária de proprietários particulares de terras, com o objetivo de preservar a biodiversidade do país.

FOTO – DIVULGAÇÃO: O empresário Kledilton Pinto que vai criar a Reserva Particular do Patrimônio Natural Proteção à Navegação em Alcântara.
As RPPNs são áreas privadas onde o proprietário se compromete legalmente com a conservação ambiental em caráter perpétuo, conforme regulamentado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Em tempos de emergência climáticos as RPPNs são mais que medidas e urgências. E no Maranhão, só existem apenas 13 reservas implantadas. Mas esse número pode crescer.
A agência marítima Shipping Protection já iniciou o processo de legalização da RPPN Shipping Protection, nas terras de Timbotuba, em Alcântara (MA), junto ao ICMBio. A intenção é transformar uma área em uma unidade de conservação para combater crimes ambientais e proteger e conservar a biodiversidade – manguezais, córregos, brejos, lagos e nascentes, além de uma extensa área de florestas com rica fauna e flora.
A proposta, segundo o Diretor de Proteção Naval Kledilton Cutrim Pinto, é integrar a conservação ambiental às estratégias de responsabilidade socioambientais da companhia, como a implantação de uma escola privada que será aberta gratuitamente à comunidade, e voltada para desenvolver talentos locais junto aos jovens quilombolas de Alcântara.

