Você sabe o que é Transtorno Obsessivo Compulsivo?

05 de março

É popularmente conhecido como TOC e segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que cerca de 4 milhões de brasileiros sofram deste transtorno. A forma como ele se manifesta é através de obsessões e compulsões.

Muitos filmes como Melhor Impossível, com Jack Nicholson, mostram de forma bem didática os sintomas. Numa cena, o personagem abre o armário do banheiro e dentro dele está cheio de sabonetes bem organizados. Ele pega um e lava as mãos obsessivamente , como se ele estivesse com elas bem sujas, em seguida joga fora o sabonete que foi usado apenas uma vez.

Num outro filme, O Aviador, com Leonardo DiCaprio, tem uma cena que para quem não conhece sobre o assunto, chega ser engraçada. Ele entra no banheiro, também para lavar as mãos obsessivamente, e depois usa o papel toalha para enxugar. O problema é que o papel acaba e a porta do banheiro está fechada. Como ele tem mania de limpeza, pois acha que pode pegar alguma doença contagiosa, não consegue colocar a mão na maçaneta para abrir e sair do banheiro. O personagem fica alguns minutos esperando alguém entrar, para conseguir sair.

Existem situações que a pessoa para dormir precisa fazer um ritual de fechar a porta várias vezes, pois só assim ela se sentirá segura em deitar, acha que sem fazer isso a casa será invadida. No mundo de hoje, tão violento, até é necessário fechar bem as portas, o problema é que a pessoa que tem TOC, chega á ir mais de 15 vezes fazer seu ritual de checagem, todos os dias.

Quem tem Transtorno Obsessivo Compulsivo é um prisioneiro dos pensamentos repetitivos e só consegue ter “paz”, quando termina a sequência de compulsões, pois caso não façam os rituais, algo terrível poderá acontecer.

Como nos dois casos dos filmes que citei, os rituais aconteceram na área da limpeza, mas também é muito comum a conferência, contagem, organização, simetria e colecionismo, por parte dos obsessivos.

Já viu que tem pessoas que tem tudo organizado, de forma simétrica, em filas, ou do maior para o menor, roupas divididas por cores, gavetas extremamente organizadas? Chega até dar inveja de tanta organização! E quando alguém tira alguma peça do lugar? Ela fica desesperada e faz aquele “barraco”.

Aí você pode perguntar: “pessoas organizadas têm TOC”? Claro que não! algumas pessoas podem manifestar rituais compulsivos e não ter o transtorno. O problema passa a ser algo patológico quando ela perde muito tempo, muitas vezes horas, nessa tal “organização”.

Não vai, a partir de agora, ficar apontando todo mundo que tem o hábito de arrumar, por exemplo, todo dia a bolsa antes de sair para trabalhar, dizendo que ela tem TOC.

Na verdade, diagnosticar alguém que tem Transtorno Obsessivo Compulsivo, não é algo fácil nem para os profissionais, imagina para um leigo.

O principal sintoma da doença é a presença de pensamentos obsessivos, que levam à realização de um ritual compulsivo para diminuir a ansiedade que toma conta da pessoa, mas às vezes nem apresenta um ritual, só os pensamentos. A boa noticia é que tem tratamento.

Este texto é um pequeno esclarecimento sobre o tema e não tem como objetivo diagnosticar ninguém. Caso você tenha interesse pelo assunto, busque mais informações.

Procure ajuda! Um bom psiquiatra ou psicólogo, por exemplo, podem ajudar.